“O Comité Paraolímpico Internacional (CPI) tem criado ao longo dos anos um espectáculo global tanto para os seus atletas como para o seu público. Contudo, a sua Política de Classificação é injusta e discrimina os atletas de Elite portadores de Síndrome de Down. Ajude estes atletas dedicados a obter paridade com outros para-atletas, entrando em contacto connosco para que o sonho deles seja realizado.”
Sobre Nós
O Nosso Sonho
Prosseguir e conquistar a ideia inicial da existência do Special 21 – a introdução de Classificação própria para atletas portadores de Sindrome de Down. Apesar dos números e resultados continuamos a não ver os rostos destes atletas nos Parolimpicos. Porquê? Simples, têm de competir em pé de desigualdade com atletas somente portadores de deficiência intelectual.
Os portadores de Sindrome de Down apresentam em conjunto com a limitação inteletual, uma série de limitações físico motoras que não fazem deles um justo concorrente em natação quando competem com os atletas apenas com deficiencia inteletual.
Apenas por ser tão injusto e discriminatório o facto de nunca podermos ver um atleta com Sindrome Down num pódio de natação paraolimpico, tão pouco a competir nesta Prova por muito que treine, por muito que se esforce, por muito que sonhe…por eles, continua a ser este o nosso SONHO!
A Origem do Nome
O Projeto teve inicio com o nadador Internacional Filipe Santos portador de Síndrome de Down (Trissomia 21), quando em 2015 bateu o recorde mundial de 50m mariposa pelo Futebol Clube de Ferreiras. Levantou-se logo a questão, “vai aos para-olímpicos, certo? Afinal é o recorde MUNDIAL!”, a resposta foi um choque – “NÃO!
Este paradoxo é facilmente explicado mas a sua injustiça é cristalina e a frustração levou automaticamente a uma tentativa de reação por parte de todos os envolvidos. Em Portugal, a Federação Portuguesa de Natação reconhece a classificação para os portadores de Síndrome de Down, designada por S21, rapidamente designou-se este especial projeto de “SPECIAL 21”.
Ainda em 2015 o Futebol Clube de Ferreiras deu inicio a projetos de Natação Adaptada fora do âmbito da competição, propôs à Camara Municipal de Albufeira e ao Agrupamento de Escolas de Ferreiras um Projecto de Natação para os alunos com Necessidades Especiais Educativas. O Special 21 foi promovido no design dos fatos de banho e uma Associação parceira do projeto ofereceu os fatos de banho a todos os alunos participantes.
À medida que se tornava evidente que o 1º objetivo do Special 21 levaria muito tempo e esforço para alcançar, o projeto começou a virar a sua principal atenção para as necessidades mais próximas e consequentemente mais exequíveis – um projeto de Natação Adaptada inclusivo para TODOS! Sendo as Classificações na Natação S1, S2, S3….S21 (“S” de swimming e o números para cada tipo de deficiência classificada) SPECIAL 21 passa a representar todas as deficiências na Natação.